Quando resolvi iniciar a faculdade de psicologia vi algumas pessoas com dúvidas sobre o que um psicólogo faz e quando me formei percebi que ainda há um distanciamento em relação a este profissional. Pessoas conhecidas já me confidenciaram que precisam e querem fazer psicoterapia mas não sabem como procurar e ficam com receio do valor a ser cobrado.
Ok, primeiro vamos ao valor das sessões já que isso é uma questão importante e gera dúvida e curiosidade. De acordo com o código de ética o psicólogo não pode divulgar como propaganda o quanto cobra e muito menos fazer promoções então fica mais difícil encontrar alguma informação concreta. O valor não é fixo e nem há um cálculo base a ser feito, isso vai do profissional e do serviço que ele está prestando além de seus custos para manter o consultório, da localização e do quanto investe na profissão, é normal pensar que quanto mais qualificado, mais valorizado será o seu atendimento.
Há algumas opções para procurar um tratamento a custo baixo, a primeira seria os serviços de psicologia das faculdades, todas que oferecem curso de psicologia são obrigadas a dispor deste espaço para estágio obrigatório dos alunos. A vantagem é que algumas não cobram e outras cobram apenas algo simbólico, 5 reais por exemplo, só que há desvantagens, a procura costuma ser grande então a fila de espera é enorme, os atendimentos são interrompidos nas férias e ao voltar corre o risco de ser atendimento por outro estagiário pois o anterior se formou. A segunda é para quem tem plano de saúde tentar um profissional credenciado ou buscar o reembolso caso tenha essa opção, as desvantagens são ter um máximo de sessões, e apesar do Ato Médico não ter passado, alguns pedem um encaminhamento de psiquiatra.
Alguns psicólogos disponibilizam um tempo para atender pro bono ou por um valor mais baixo, só que para descobrir isso só entrando em contato ou por indicação de alguém.
Há alguns locais que fazem trabalho social e oferecem serviço de psicologia como ONGs ou instituições religiosas.
Atualmente, eu atendo valor particular e social dependendo do caso. Um modo interessante que a clínica encontrou é fazer uma avaliação do quanto a pessoa pode disponibilizar para a psicoterapia e depois de definido e acertado é que se inicia o processo com o psicólogo.
Não tenha vergonha de procurar tratamento, estamos aqui para atendê-lo!
<br>
*Imagem: https://psicomarcosmarinho.wordpress.com/2013/08/06/beneficios-da-psicoterapia/
